sábado, 29 de dezembro de 2018

Empunhadura ruim, reação ruim



Um aluno perguntou qual fundamento do tiro era o mais importante. Antes que o instrutor respondesse, outro aluno disse: "Todos são importantes!" Você sabe que a corrente sempre arrebenta no elo mais fraco. Como cada fundamento do tiro representa um elo dessa corrente, a falha em qualquer um deles faz todo o resto desmoronar. O resultado é um tiro inaceitável, conforme o objetivo do disparo.

Algumas escolas consideram os seguintes fundamentos: base, empunhadura, visada, respiração e acionamento do gatilho.

Outros instrutores e academias incluem o alinhamento do quadril e dos pés, a apresentação da arma, a flexão dos braços e o follow through (com o reset do gatilho). Isso parece muito, eu sei!  E com tanta coisa podendo dar errado, o que fazer?

CONSCIÊNCIA do que você precisa fazer para um tiro aceitável; PERSISTÊNCIA para fazer o que é necessário e CONSISTÊNCIA para fazer o correto sempre.

Então a imagem que ilustra esta postagem representa o elo fraco da corrente. Uma empunhadura deficiente, no momento da necessidade, tem o potencial para produzir um disparo ruim ou um erro completo no alvo.

É necessário entender que a ocultação total de uma arma de fogo não é possível, a menos que você abra mão da acessibilidade e da rapidez no saque. Se o usuário esconde uma arma a ponto de não conseguir usá-la adequadamente, então qual o seu propósito?

Quando a arma sai do coldre, a primeira "pegada" (feita com a mão forte) tem que ser perfeita. E pra isso, todos os dedos e a palma da mão precisam envolver a empunhadura da arma.

Quando comprar um coldre, verifique se ele permite que você empunhe sua arma com perfeição e rapidez. Se seu coldre atual não permite isso, troque-o antes que tudo desmorone no momento mais importante da sua vida.

Humberto Wendling é Agente Especial, Professor de Armamento e Tiro da Polícia Federal e autor dos livros Autodefesa contra o crime e a violência – um guia para civis e policiais e Sobrevivência Policial – morrer não faz parte do plano.
E-mail: humberto.wendling@gmail.com
Blog: www.comunidadepolicial.blogspot.com
Instagram: @humberto.wendling
YouTube: Humberto Wendling

_______________________________________

PARCEIRO

@espartatatico
_______________________________________

#sobrevivenciapolicial
#autodefesa
#eureajo
#instrutor
#defendase
#tirodefesa
#sobrevivenciaurbana
#cienciadaprotecao
#autodefesacontraocrime
#morrernaofazpartedoplano
#policiafederal
#agentesfederais
#operacionais
#armamentoetiro
#treinebastantetreinecerto
#fiqueasalvo
#treinamentopolicial
#humbertowendling
#espartatatico
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário