O efeito borboleta (Edward Lorenz, 1969) é um termo que
demonstra, grosso modo, a dependência dos resultados finais às condições
iniciais. Tal efeito faz parte da Teoria do Caos, que é utilizada nas ciências
exatas, médicas, biológicas e humanas.
Tal efeito também encontra aplicação em qualquer sistema que
seja dinâmico, adaptativo e complexo.
De algum modo isso se aplica ao treinamento policial e, em
especial, à construção de uma aula de tiro.
Então, dependendo do resultado final que se deseja alcançar,
as condições iniciais precisam ser estabelecidas, testadas, reavaliadas e
aplicadas. Após essa primeira aplicação, a aula pode ser novamente avaliada e
readequada, se for o caso.
O plano de aula
O relevante é que cada etapa seja pré-requisito para a
próxima, e assim por diante. Ou seja, cada exercício deve ter um objetivo específico,
sem que se perca de vista a sua aplicação no exercício seguinte e o resultado
final.
Um plano de aula nunca é o mesmo no caminhar de um
treinamento. Por exemplo, quando elaboro um plano, sigo até o estande de tiro,
onde testo todos os exercícios. Avalio a carga horária, a quantidade de
recursos (alvos, munição, etc.), o número de repetições, o que pode ser agregado
ao exercício e que sirva de conexão para o treino do semestre seguinte. E aqui
já faço as primeiras alterações.
A primeira turma passa pelo treino e, considerando o
resultado final, posso fazer ajustes adicionais.
Daí seguem as outras turmas e as mesmas perguntas: as
condições iniciais do treino permitem que os policiais atinjam o resultado
final? Há, de fato, uma dependência entre os exercícios? São eles que
fortalecem os resultados? De modo geral, houve melhora no desempenho dos
policiais em relação ao treino do semestre anterior? Houve melhora durante o
treino atual?
O importante, também, é estabelecer o caminho pelo qual o
policial precisa passar para atingir o objetivo. Mas como instrutor, é preciso
compreender se esse caminho é o mais adequado ao policial. Assim, o teste do
plano de aula não pode considerar as habilidades do instrutor, sob pena de
estabelecer parâmetros acima da capacidade atual do aluno. E isso tem efeito
colateral, pois pode afastar o policial do treino de tiro por causa da
frustração.
Entretanto, à medida que as habilidades do policial melhoram,
também deve aumentar o nível de exigência para que o aluno se sinta motivado a
avançar e vencer.
Portanto, sempre que projetar um treino, mesmo que seja pra
você mesmo, observe se as etapas se conectam e se são capazes de pavimentar o
caminho até o seu objetivo final.
E quando participar de um curso ou treino observe se aquilo
que você alcançou foi o resultado das habilidades que já possuía ou se foi em razão
do caminho oferecido pelo instrutor.
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