quarta-feira, 24 de abril de 2019

O papel do professor

A razão para a existência do policial está relacionada com a proteção dos direitos do cidadão. Por isso proteger e servir é o lema de muitas instituições internacionais. O principal direito é a vida; depois a liberdade e o patrimônio.

E como existem pessoas dispostas a tomar tudo o que as outras possuem, o policial precisa ser capaz de enfrentar o perigo. Mas ele só pode ter sucesso nessa tarefa se estiver vivo também.

Portanto, as academias tratam o treinamento sob o aspecto da sobrevivência policial, que nada mais é do que a habilidade para continuar vivo nas condições adversas.

Então, o trabalho do policial tem relação com a vida do cidadão; e o trabalho da academia e do instrutor, com a vida do colega. E mesmo quando o policial está na pior situação, o professor reforça outro lema: “Nunca desistir!”.

Recentemente, recebi diversos vídeos de cursos de tiro aonde os participantes eram colocados em situações de risco real. E ainda que um acidente possa ocorrer num ambiente controlado, o comportamento ruim não pode ser reforçado. Isso contraria a mais básica regra de segurança, criada justamente para preservar a vida do policial.

O risco de uma perda não vale qualquer benefício, mesmo que se queira “incluir o estresse ou a realidade” na linha de tiro. Para se alcançar um pouco dessa condição, basta usar as dinâmicas e as ferramentas certas.

O propósito de todo treinamento tem afinidade com um comportamento e habilidades em prol da vida do policial e do cidadão.

Então essa mensagem é para você que pretende desenvolver uma atitude positiva com uma arma: procure pessoas alinhadas com isso. E eu cito aqueles que você pode procurar (em ordem alfabética):

·         Andrade, da Andrade Combat
·         Bruno, da Brazilian Sheepdog
·         Cleidson, da Impactus Tactical
·         Esperandio, da ETC
·         Jhony, da Jhony Tactical
·         Os colegas da Defenda-se
·         Rangel e Israel, da Sabre Tactical South      
·         Siderley, da CS3

E se você quer um selo de qualidade, é só procurar o Roseira e a Liz, do Canal Lado R, que tem feito treinos com esses e outros professores.

Assim, eu desejo que você treine CERTO e fique A SALVO.

Humberto Wendling é policial, instrutor de armamento e tiro e autor dos livros Autodefesa contra o crime e a violência e Sobrevivência Policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário