sábado, 6 de abril de 2019

Active Shooter


Ontem eu publiquei o vídeo "Atirador Ativo: o que fazer". A razão foi simples. Perguntei pra minha filha se o diretor do colégio havia conversado com os alunos sobre a ocorrência em Suzano. Perguntei se algum professor havia tocado no assunto. Perguntei se ela sabia o que fazer. Peguntei se os colegas dela sabiam o que fazer. Ela disse "NÃO. SÓ OS ALUNOS FALARAM SOBRE O QUE OCORREU." Perguntei se havia uma saída alternativa. Se era possível sair pela janela. Se era possível trancar a porta.
Ela disse "NÃO". Então mostrei as imagens pra ela e perguntei mais uma vez: "o que você faria?" Ela disse: "NÃO SEI!" Então fiz o vídeo.

Mas um comentarista não gostou da palavra "atirador". Ele alegou que sua utilização poderia denegrir a imagem do atirador esportivo.

Pergunto: está escrito "atirador ESPORTIVO" no início do vídeo? Você usa arma de fogo ilegal? Você está comprometido em matar inocentes? Antes de comentar, você estudou o assunto?

O termo "atirador ativo" e "assassino em massa" são conceitos técnicos estipulados por organismos como o FBI e o DHS. A terminologia não foi criada por mim e o conteúdo, bem como as palavras, se basearam nesses estudos. O vídeo é a apresentação da política americana pra casos dessa natureza.

Como armamentista, entendo que o cidadão tem o direito de exercer sua proteção. O vídeo não possui relação com o esporte do tiro ("será que eu tenho escrever isso?"), nem faz juízo de valor sobre os criminosos. E está fora do escopo do vídeo, e do próprio canal, limitar o conhecimento e "arrumar" palavras pra reinventar a roda (desprezando termos técnicos em vigor) em razão da incapacidade de interpretação do conteúdo ou outro entendimento mirabolante.

Me preocupo que as pessoas saibam o que podem fazer, mais do que com uma palavra.

4 comentários: