sábado, 6 de abril de 2019

Coldre lateral externo


Semana passada comprei 2 coldres para teste: um pra porte velado frontal e outro pra uso lateral externo.

Num post anterior, avaliei o 1° coldre. Agora tratarei do 2°. Eu prefiro o porte lateral velado, mesmo usando o tipo paddle (tipicamente feito pra uso ostensivo). E como faço? Seleciono camisas que permitam dissimular o coldre que utilizo.

Gostei do conforto do coldre externo. O modelo deixou a empunhadura da pistola na altura correta. Essa altura pode ser ajustada: mais baixa (pra não encostar no colete balístico) ou mais alta (pro saque mais rápido). Pra isso é só regular os passadores.

Há ajuste de inclinação, apesar dos coldres rígidos favorecerem o saque vertical, diferente do tipo "panqueca". O saque vertical ajuda na apresentação correta da arma ("espetando", movimento pra cima e depois pra frente). Já o panqueca favorece o apresentação do tipo "boliche" (a ser evitada). Os passadores importados são de plástico e possuem duas medidas internas. Uma delas tem 1 polegada e 3/4 (4,44 cm). O comprador precisa informar qual a medida que necessita.

Os passadores se ajustaram à altura do cinto BDU (na vertical e quando inclinados). Isso é importante porque durante o saque, havendo folga entre o passador e o cinto, o coldre se movimenta pra cima junto com a arma, atrasando sua saída.

O modelo protege todo o ferrolho do contato c/ o corpo, incluindo a alça de mira (suscetível a pancadas e desajustes). O saque é facilitado pelo afastamento do coldre em relação ao corpo, deixando espaço considerável pro polegar atacar o punho da arma.

O termoplástico é o 080. Existe, ainda, um parafuso pra ajuste de retenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário