domingo, 1 de março de 2020

Dá para aprender só vendo um vídeo?

 Se um criminoso só assistir um vídeo que trata do tiro ao alvo, será capaz de usar a arma de modo eficaz?

Policiais, afastados do treino de tiro por 6 meses ou mais, ao assistirem o mesmo vídeo, estarão aptos a realizarem tiros certeiros?

Se o tiro é uma habilidade que se deteriora com o tempo e a ausência de prática, como alguém pode se tornar melhor apenas vendo uma imagem?

A Pirâmide de Aprendizagem (Edgar Dale) diz que métodos passivos (leitura) tendem a gerar pouca retenção do conteúdo. O método audiovisual gera só 20% de aproveitamento. Já os ativos aumentam esse percentual pra 90%, sendo que o aprendizado pela prática retém 75%.

Apesar das discussões sobre o estudo e a percepção de que as pessoas são diferentes e aprendem de maneiras distintas, é possível perceber, pela experiência, que é a prática assistida e frequente que torna alguém um atirador melhor. Mas isso não basta, pois o avanço no tiro exige comprometimento.

Marcelo Esperandio, tratou disso: a diferença entre a força de vontade e a disciplina.

O formato do treino é similar em todo o mundo: teoria, manuseio, prática a seco, correção, prática com tiro real, correção e volta à prática.

E a história mostra que o conhecimento e a experiência prática é que tornam o indivíduo um profissional.

Se você apenas assistir um vídeo de como jogar bola, será capaz de jogar contra um time profissional e fazer um gol?

Se fizer, até que ponto foi a habilidade aprendida no vídeo? E até que ponto pode ter sido a sorte?

Se respondermos: "sim, uma pessoa pode melhorar uma habilidade motora, e até um comportamento, apenas vendo um vídeo ou lendo um texto", então precisamos repensar o ensino do tiro, inclusive nas polícias.

E considerando que o tiro é uma atividade cara, podemos sugerir sua aplicação apenas no modo de ensino a distância (EAD).

Na realidade, podemos transformar todo o ensino policial numa atividade EAD, inclusive o Force-on-Force.

E isso nos leva aos jogos. Se eu jogar Call of Duty todos os dias, serei um operador capacitado?

Mas como acreditamos que a resposta é "não", insistimos pra que os treinos sejam práticos, frequentes, pra todos os colegas e orientados por professores capacitados. 

Um comentário:

  1. Com toda certeza o tiro não se aprende pela metodologia EAD. O que pode ser feito pelas polícias do Brasil, onde sabemos que são efetuados poucos disparos por aluno, seria ensinar e demonstrar como realizar treinamentos em seco de qualidade. Na minha concepção, um treinamento mensal bem executado com 50 disparos reais, seria perto do ideal para o policial se manter razoavelmente treinado, aliado ao treino em seco. Porém infelizmente o policial terá que custear esse treinamento, com raríssimas exceções as corporações fornecem tal treinamento.

    ResponderExcluir