quinta-feira, 26 de março de 2020

A fórmula da Amizade

No livro Manual de Persuasão do FBI, o ex-agente Jack Schafer trata da “Fórmula da Amizade”.

Nela há quatro itens: proximidade, frequência, duração e intensidade.

Proximidade é a distância entre você e a outra pessoa. Frequência é o número de vezes que você mantém contato com a pessoa. Duração é a quantidade de tempo desse contato. Intensidade é a força com a qual você satisfaz as necessidades dessa pessoa.

Pensando nisso, imaginei se a fórmula serviria para o treino de tiro (ou qualquer outro).

FREQUÊNCIA é a quantidade de contatos com a sua arma num determinado período, seja no manuseio (limpeza, por exemplo), no treino mental, a seco e com tiro real.

DURAÇÃO é o tempo utilizado em cada contato. Aqui não há uma fórmula, pois o tempo depende do volume de conhecimento a ser transmitido e da possibilidade de retorno do aluno a sua linha de tiro ou curso noutra oportunidade.

Se você treina com alguma frequência, a duração do contato pode ser menor. Do contrário, seu treino tende a ser longo. Só que treino longo cansa ao ponto de você não apresentar o rendimento esperado.

INTENSIDADE é a qualidade do seu treino com base no objetivo estabelecido (necessidade). Com treinos frequentes você pode diminuir a duração e focar em aspectos específicos em cada contato. De modo geral, intensidade é fazer o exercício certo do jeito certo.

Isso não significa que você deva abrir mão completamente de treinos longos com conteúdo global. Nesse caso, você pode incluir intervalos para descanso, hidratação, lanche e uma boa conversa com os colegas.

Mas ao retomar o treino, você precisa dum momento pra se readaptar. Então, antes de começar seus disparos, se concentre e treine a seco.
Então, PROXIMIDADE é o seu contato com a arma; seu nível de intimidade. Daí, sem frequência, duração e intensidade, você e sua arma são apenas conhecidos.

Mas a fórmula é da AMIZADE, porque amigos fazem muito mais uns pelos outros.

Como dizia um antigo instrutor da PF: “Sua arma quer acertar, você que não está deixando!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário