segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Nunca deixe sua arma sobre a porra da mesa!

Para variar, as informações são desencontradas. Entretanto, o que se sabe, com certeza, é que a morte de um policial civil (35 anos) foi uma tragédia. Lotado numa Delegacia de Homicídios e Entorpecentes, o colega foi atingido na cabeça por um tiro disparado por um criminoso.

As informações a seguir são trechos adaptados de artigos publicados na internet sobre o acontecimento que vitimou mais um policial brasileiro. Em que pese a ação do criminoso, os erros que permitiram a morte do policial não podem ser creditados apenas ao assassino. Afinal, todas as tragédias são o resultado de erros conhecidos: a imprudência, a imperícia e a negligência. São erros que corroem lenta e impiedosamente o comportamento do policial até o momento em que ele ou alguém próximo sofra as consequências (erros e mortes evitáveis).

Um fato grave foi registrado no final da manhã deste domingo, dia 29, na cidade de Patos/PB. O policial civil K.C.L. foi morto com um tiro na cabeça por volta de 11h. O crime aconteceu dentro da Delegacia de Homicídios. O acusado do disparo estava detido após ser preso pela Polícia Rodoviária Federal. Mesmo ALGEMADO, O PRESO PEGOU A ARMA QUE ESTAVA SOBRE A MESA do delegado e efetuou o disparo. O tiro atingiu o policial civil que teve morte imediata. O preso sofreu também um disparo feito por um dos policiais, não resistiu e morreu minutos depois. (Radar Sertanejo).

De acordo com informações de policiais que estavam no local, o bandido estava sendo ouvido, quando teria TOMADO UMA ARMA QUE ESTAVA EM CIMA DA MESA e atirou contra o agente K.C.L., que ia entrando na sala no momento. O tiro atingiu a cabeça do policial que morreu na hora. Os colegas reagiram e chegaram a atirar contra o assaltante que acabou morrendo logo em seguida. Policiais informaram que o bandido ESTAVA ALGEMADO NO MOMENTO DO CRIME COM AS MÃOS PARA FRENTE. A ação foi rápida e intempestiva e pegou todos de surpresa. Porém, a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública ainda não confirmou a versão dos fatos. Ainda não foi informado quem estava na sala no momento do crime nem tampouco a versão oficial para os fatos. A Secretaria de Segurança Pública não confirmou se a arma era a do delegado que estaria em cima da mesa. (Claudio P. Aguiar).

Os dois presos estavam na sala do delegado para os procedimentos de praxe quando E.B.D. MESMO ALGEMADO PEGOU A ARMA QUE ESTAVA SOBRE A MESA e efetuou o disparo que atingiu o policial civil. (Arlete Santos).

A assessoria da secretaria destacou que a arma que o preso usou para atirar NÃO ERA A DO AGENTE QUE FOI MORTO E QUE O POLICIAL NÃO FOI DESARMADO. A assessoria também não confirmou se o preso estava algemado no momento. (G1).

O suspeito era um bandido de alta periculosidade, com ligações com o PCC paulista. Ele foi preso ontem e estava no presídio até hoje pela manhã, quando o pessoal da Homicídios foi buscá-lo para interrogatório. O problema aconteceu dentro da delegacia, quando o suspeito ENTROU EM CONFRONTO COM OS POLICIAIS E CONSEGUIU PEGAR UMA ARMA e matar o agente. “O que iremos apurar é se o suspeito estava algemado, que seria o procedimento padrão, e como ele teve acesso a arma”. (Portal Correio).

Pelo menos na teoria, é de se esperar que todo policial seja um perito em armas de fogo. Assim, a imperícia seria eliminada da equação. Considerando que uma arma não é um brinquedo, uma peça decorativa ou uma ferramenta para leigos, as regras de segurança impõem comportamentos para eliminar (ou diminuir) os casos de imprudência e negligência. E o motivo é muito simples: armas são perigosas quando não são manejadas ou usadas adequadamente e podem facilmente ferir ou matar alguém. De modo geral, um projétil de pistola viaja a 330 m/s (ou 1.188 km/h) e isso significa que não há uma segunda chance com uma arma de fogo.

As regras de segurança são as seguintes, basicamente:

  • Sempre trate sua arma como se ela estivesse carregada;
  • Sempre mantenha sua arma apontada para uma direção segura;
  • Somente aponte sua arma para onde pretenda atirar;
  • Mantenha seu dedo estendido ao longo da arma até que esteja realmente apontando para o alvo e pronto para o disparo;
  • Sempre mantenha o dedo fora do gatilho ao sacar ou coldrear uma arma;
  • Certifique-se do seu alvo e o que está além dele;
  • Certifique-se do que está a sua volta;
  • Nunca deixe sua arma de forma descuidada ou fora do alcance.

Enquanto as notícias informaram que o criminoso, mesmo algemado, conseguiu pegar uma arma sobre a mesa no interior da delegacia, a Secretaria de Defesa Social era a única que parecia não ter informações concretas (se o preso estava algemado, se ele foi deixado sozinho, a quem pertencia a arma usada no crime e onde ela estava localizada). Pode ser que os acontecimentos daquela manhã jamais sejam esclarecidos da forma como ocorreram. Não digo isso com o propósito de punir o dono da arma, já que a morte do colega é uma punição eterna, mas com o objetivo de que os erros possam ser avaliados como forma de aprendizado e prevenção.  

Como mencionei no início, tragédias raramente são ocorrências abruptas, silenciosas e invisíveis. Então, existe uma delegacia de polícia, um criminoso perigoso e experiente algemado para frente, uma arma de fogo sobre a mesa e uma sala vazia (conforme noticiado na imprensa). Tudo isso se uniu no instante em que o colega entrou na sala, segundo um dos relatos. O resultado poderia ter sido pior, não fosse a reação dos demais policiais armados.

Delegacias, quartéis, viaturas policiais, presídios e locais de crimes são lugares onde policiais e criminosos se deparam e estão desconfortavelmente próximos. É imperativo que os delinquentes sejam corretamente algemados; que os policiais mantenham alguma distância; que armas de fogo e outros instrumentos (como grampeadores, estiletes, furadores de papel, canecas, garrafas, canetas, etc.) estejam fora do alcance; que todos os policiais estejam atentos e em condições de agir de forma menos letal ou mais letal, se a necessidade diante do perigo e das ações do criminoso assim exigir.

Com tudo contribuindo para o desastre durante o trabalho, é de se esperar que o policial também compreenda que uma arma de fogo deve estar sempre com ele, onde quer que vá. Armas não devem ficar dentro do carro, da gaveta, do armário, sobre uma mesa ou fora do alcance. E a foto que ilustra este artigo já demonstra o que eu quero dizer. Um preso pode ter sido submetido a uma busca pessoal malfeita (Confresa/MT); a delegacia pode ser atacada e invadida por quadrilhas em busca de armas e drogas apreendidas (Pirapora/MG); um policial pode decidir tirar a própria vida, mas não sem antes matar um colega (Rondonópolis/MT); um ladrão pode entrar no prédio, passar pela recepção e, sorrateiramente, furtar a carteira civil de um colega (no térreo), uma arma dentro do armário na sala de outro policial (no primeiro andar) e um colete sobre a cadeira no gabinete de outro policial (no segundo andar), depois utilizar esse aparato para fechar o trânsito numa das mais importantes avenidas da região e assaltar um comerciante que transportava uma quantia em dinheiro (Belo Horizonte/MG).

Portanto, quando as coisas saírem dos trilhos é importante estar em condições de lutar, defender os colegas e a si mesmo. E isso vai ser feito com uma arma de fogo, que deve estar na cintura e num coldre de qualidade ou nas mãos do dono, mas nunca ao alcance do bandido.

Fonte 1: http://www.radarsertanejo.com/2017/01/29/preso-mata-policial-dentro-de-delegacia-e-depois-e-morto-em-patos/
Fonte 2: http://claudiopaguiar.blogspot.com.br/2017/01/marginal-toma-arma-de-delegado-e-mata.html
Fonte 3: http://www.arletesantos.com.br/2017/01/preso-mata-policial-civil-dentro-da.html
Fonte 4: http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2017/01/preso-toma-arma-e-mata-agente-da-policia-civil-em-delegacia-na-paraiba.html
Fonte 5: http://portalcorreio.com.br/noticias/policia/crime/2017/01/29/NWS,291288,8,153,NOTICIAS,2190-POLICIA-INVESTIGA-PRESO-ACESSO-ARMA-MATOU-AGENTE-DELEGACIA.aspx

3 comentários:

  1. É extremamente desagradável e constrangedor ter que admitir o despreparo de membros da segurança pública!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo, professor!

    Com certeza, o Brasil inteiro está tomado por criminosos extremamente violentos que não temem ninguém... Criminosos super audaciosos e que, infelizmente, estão mais bem armados que os policiais. Aqui no RJ a situação está caótica, pois qualquer bandido pé de chinelo tem uma Glock (nos calibres que o nosso excelente governo considera restrito) que dispara rajada... e estão usando fuzil pra roubar carteira, bolsa, celular... Não só carga, carro-forte, banco... Fuzil aqui é como se fosse revólver...

    Enquanto os pobres policiais dispõem somente de uma porcaria taurus seja institucional, seja particular e às vezes pra tentar não "ficar na mão" com uma pistola dessas nacionais, optam por revólver... (e até revólver taurus tá vindo com defeito!!!) e alguns sortudos que conseguiram comprar uma Glock, mas em calibre inferior e que claro não dão rajadas, senão seriam presos...

    Enfim, pra essas situações de pistolas que dão rajadas, criminosos com fuzis automáticos, só mesmo com muita técnica e um pouco de sorte para conseguir se defender eficientemente....


    Mas, infelizmente, tem muito policial morrendo por bobeira...
    Em muitas situações, são mortes evitáveis, como o senhor bem escreve em seus artigos...


    Esses dias mesmo, li uma reportagem de mais um policial morto no estado do RJ, o 23º neste ano de 2017 (no dia que li)... (depois desse, já são no mínimo mais três...)

    E em que circunstância isso aconteceu? O ex-marido da atual namorada do policial, que estava preso por roubo, pulou o muro da casa do policial, pegou a pistola que estava em cima de uma mesa, rendeu todos da casa (os irmãos do policial) e disparou quatro tiros no policial, matando-o instantaneamente...


    Outro caso que aconteceu há alguns anos e lendo seu artigo eu me lembrei dele.

    Um policial que foi morto pelo seu enteado...

    Durante uma briga, o enteado do policial foi até o carro do padastro, pegou a pistola e deu dois tiros nele...

    Todos da casa sabiam que o policial deixava a arma no carro...

    Lembro-me agora também de um capitão da Rota que teve sua casa invadida e, infelizmente, sua arma também estava no carro e ele não teve tempo hábil de pegá-la antes de ser alvejado gravemente e ele acabou morrendo no hospital.

    O trabalho do senhor é muito importante! Gostaria que TODOS os policiais brasileiros tivessem acesso a todos os seus artigos e ao livro... e mais importante do que ter acesso, colocassem em prática. Afinal, o seguro morreu de velho, não é!!!

    ResponderExcluir
  3. Gente o assunto é sério, mas essa foto... não tem preço!

    kkk

    ResponderExcluir