segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Três coisas que prejudicam o tiro policial



Quando você controla o recuo da arma (o que não significa impedir que ele ocorra), você melhora a precisão e a velocidade dos tiros, sem causar panes.

Muito do que você faz tem relação com a precisão, que vai um pouco além de acertar na mosca, e com a velocidade, que passa da rapidez entre os disparos.

Isso implica sair duma condição neutra (arma no coldre, por exemplo), alcançar a condição de tiro aceitável e mantê-la até que o agressor tenha sido incapacitado. Você precisa fazer isso antes que o criminoso o faça.

Sua arma deve ser APRESENTADA na linha de visada ou de tiro PRONTA. Ela tem que estar DESTRAVADA e a EMPUNHADURA tem que ser a CORRETA.

Na foto deste post há três inconsistências prejudicando o tiro policial:

1) Cotovelos muito flexionados: eles absorvem parte da energia necessária pra movimentar o ferrolho, podendo resultar numa pane.
2) Empunhadura muito abaixo do eixo do cano com espaço entre a mão e o beavertail: a energia dissipada por esse espaço produz movimento exagerado da arma e pode causar panes. Essas duas inconsistências dificultam os tiros aceitáveis dado o movimento acentuado da arma, prejudicando o "follow through", inclusive.
3) Arma travada apontada para o alvo: a arma deve estar destravada, pois já houve a decisão de apontá-la para o alvo. Com a empunhadura ruim é improvável que o policial consiga acessar a trava de segurança, já que o polegar está longe dessa tecla (inclusive pra mantê-lo "descansando" sobre ela). Ainda que seja apenas uma foto, ela tem potencial para mostrar o que deve ou não deve ser feito.



3 comentários:

  1. Humberto, mas no tiro policial em movimento ou quando o policial está progredindo num ambiente confinado, utilizando-se da técnica o terceiro olho, os cotovelos precisam estar flexionados e durante essa movimentação não se considera um erro, considera?

    ResponderExcluir
  2. A flexão dos cotovelos é prejudicial para o tiro, podendo causar panes. As pessoas flexionam os cotovelos porque se aproximam DEMAIS das barricadas, paredes e veículos. Além disso, muitos se agacham desnecessariamente. Se o ambiente permite a presença e o deslocamento de um policial, ele não é tão confinado a ponto de exigir máxima diminuição da silhueta ou encurtamento dos braços.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante essas dicas. Agora, na resposta ao Sr. Humberto, você falou em "muitos se agacham desnecessariamente". Mas, esse agachamento seria a flexão dos joelhos demasiadamente? Porque, em regra, o pessoal das forças especiais, nos filmes, esses geralmente são reflexo da realidade, os integrantes caminham com os joelhos flexionados.

    ResponderExcluir