sábado, 12 de dezembro de 2020

Tem certeza que vai fazer isso?

Quantas molas uma pistola pode ter? Por exemplo, a Glock tem 10 molas:

Duas recuperadoras (formando um sistema), do percussor; da trava do percussor, da barra de transferência do extrator, do retém do carregador, do retém do cano, do retém do ferrolho, do gatilho e do carregador.

Com tantas peças sob tensão, alguém pode imaginar que elas precisam de uma ajuda em algum momento.

Mas por que essa ideia só se aplica à mola do carregador? Por que não damos aquela esticadinha nas outras? Afinal, elas também estão trabalhando.

Não parece razoável que projetistas desenvolvam "X" molas e apenas uma não suporte o trabalho para o qual foi feita.

A suposição de que a mola do carregador deve ser esticada pra funcionar melhor se baseia num mito, na incompreensão do projeto e da natureza dos materiais elásticos.

O mito diz que a mola de um carregador, que passa muito tempo comprimida, perde a capacidade de retornar ao estado natural após a compressão. Embora possa haver alguma acomodação, isso está dentro dos limites de funcionamento da mola.

Já vi mola enferrujada, quebrada, suja, mas nunca deixar de funcionar porque ficou comprimida muito tempo.

Além disso, existem dois tipos de deformações:

1) Deformação elástica - que ocorre quando o objeto volta a sua dimensão normal quando a tensão deixa de ser exercida.

2) Deformação plástica - que ocorre quando uma grande tensão é exercida sobre o objeto, causando uma deformação permanente e irreversível, em razão da tensão ter ultrapassado o limite elástico do material.

No caso da mola do carregador, é possível que, após essa esticadinha, não haja mais energia suficiente pra correta operação da peça.

Se o atirador acha que o carregador não está funcionando direito, sugiro que o desmonte e faça a limpeza. Se não resolver, o adequado é trocar o carregador.

Então eu convido os amigos @peritocriminalbarros, @professorjoaobosco e @luiz_gaspar_17 para trazerem a luz da ciência sobre as invencionices e antes que alguém resolva mexer na mola da grampola, na arruela da grapeta ou na rebimboca da parafuseta.

2 comentários:

  1. Professor, há orientação oficial para as armas não serem guardadas com carregadores cheios na reserva de armas. Equívoco ou nesse caso é outra situação? Tks.
    KMVN

    ResponderExcluir
  2. Um estudo feito por uma indústria estrangeira indicou não ser necessário retirar a munição dos seus carregadores. Por analogia, creio que as armas de uma reserva devam manter 3 carregadores sempre cheios para situações de emergência.

    ResponderExcluir