sábado, 12 de dezembro de 2020

Perfil de lesão


Creio que essas invenções estão em ordem cronológica:

Mãos e pés; pau e pedra; machado e lança; funda; arco e flecha; arco composto; catapulta, balista e trebuchet; besta de repetição; arco longo; pólvora; canhão e canhão de mão; arcabuz e mosquete (mecha, roda, pederneira, percussão externa, Minie Ball); fuzil (Lefaucheaux, Needle-gun, ferrolho de dupla ação); e as que conhecemos hoje.

Como toda arma tem um objetivo, muitos pesquisadores trabalharam em busca da neutralização do oponente.

Os estudos de Emil Kocher, John Pershing, Neville Sneyd, John Thompson e Louis LaGarde, Julian Hatcher (RSP), Frank Chamberlin, o Relative Incapacitation Index, Martin Fackler (Wound Profile), o experimento de Suneson e Hansson, um tal teste de Strasbourg, Marshall e Sanow (Stopping Power) e FBI (Wound Ballistic Workshop).

Neste último caso, o FBI concluiu que o fator isolado mais importante para a incapacitação do agressor é a PENETRAÇÃO. Logo, a expansão do projétil é um bônus.

Esses pesquisadores concluíram, nos últimos 150 anos, que a energia cinética, o choque hidrostático, o momentum, o choque neurogênico, o stopping power e a cavidade temporária (nas armas curtas) não incapacitam.

Guardada a devida proporção, até um antigo ditado romano já dizia: Um talho é só um corte, uma estocada é a morte.

Eis que surge o documento "Análise comparativa de munições", uma avaliação entre as munições 9 mm Luger +P+ JHP 115 grains e a .40 S&W JHP 180 grains.

O teste avaliou a velocidade, a penetração e a cavidade temporária.

A .40 S&W penetrou 4,65% a mais que a 9mm Luger. A cavidade temporária da .40 S&W foi 13,75% maior que a concorrente.

Concluiu-se que a .40 S&W é a mais indicada para o uso policial, pois além da penetração, produziu maior cavidade TEMPORÁRIA. Daí, o estudo avaliou que a transferência de energia é fator fundamental na incapacitação do agressor.

Toda pesquisa é importante. Mas concluir um estudo com base em conceitos abandonados há décadas demonstra que algo está errado.
.
Penso que nosso curso de pós-graduação em balística terá que abrir novas turmas @jcunhaneto12, @paulobedraninstrutor, @peritocriminalbarros, @docmaniglia, @professorjoaobosco, @luiz_gaspar_17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário