terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Muita tralha

 

 Numa ocorrência, mais conhecida porque o policial jogou a espingarda no chão para tentar uma transição de armas, o que chamou minha atenção foi o excesso de equipamentos.

É natural um ganho de peso com os anos, mesmo você se mantendo em forma. Aí vão alguns quilos!

Agora some o colete balístico (raramente feito para as necessidades policiais) e o coturno (uma aberração para o uso policial).

Adicione um coldre de perna e uma bolsa presa na perna oposta para que a mobilidade e a velocidade diminuam e o esforço aumente. Justamente aquilo que o policial precisa para alcançar, superar o agressor e se defender.

Mas ainda não acabou! Não raro vejo colegas portando cantis e facas de combate.

O problema é que herdamos características das forças armadas que não são consistentes com a função policial. E isso precisa mudar!

Então, você deve se perguntar se precisa de TODOS os equipamentos durante o trabalho.

Será que o policial brasileiro não pode manter certas ferramentas na viatura? Ele não consegue ter uma garrafa d'água ou um Camelbak dentro do veículo? É preciso tanta tralha no trabalho policial urbano?

Uma coisa é certa: as polícias precisam repensar seus uniformes, viaturas, equipamentos, armas, procedimentos, sistemas de comunicação e filmagem individual com visão moderna, adequada, inteligente e eficaz.

E o policial precisa compreender que, embora tenha que lutar pra viver e trazer a paz, ele não vai marchar 40 km ou passar 30 dias num campo.

Siga no canal do YouTube Humberto Wendling

Acesse www.clubedeautores.com.br e conheça os livros Autodefesa, Sobrevivência Policial, Policiais: coletânea e Policiais: coletânea 2.

________________________________________

#sobrevivenciapolicial
#autodefesacontraocrime
#morrernaofazpartedoplano
#policiaiscoletanea
#treinebastantetreinecerto
#fiqueasalvo
#humbertowendling

5 comentários:

  1. Qual a recomendação de calçado para uso e por que? Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bota cano baixo para militares e tênis fora de estrada para não militares.

    ResponderExcluir
  3. Por um lado tem uns "muita tralha" e outros do tralha nenhuma, que vão sem colete, sem uniforme, sem algema, sem lanterna (pra quê, se vou cumprir mandado de dia e tenho celular, rs) e se vacilar sem carregadores sobressalentes da pistola ("o que não se resolve com 17 tiros, não tem solução").
    Bom senso sempre.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto isso há colegas que vão para operação sem uniforme, sem colete, sem algema, sem lanterna e até sem carregadores sobressalentes. Falta só ir sem arma. Falta bom senso para muitos.
    KMVN

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelas informações . Sem questão ou duvida

    ResponderExcluir