sábado, 12 de dezembro de 2020

Munição no copinho

Mas o policial foi aprovado num concurso difícil! Ele passou no curso de formação! Fez curso de tiro e sabe atirar! O policial tem muitos anos de experiência! Ele é um especialista em segurança! É versado em técnicas de defesa pessoal!

Quando tudo vai bem, damos as costas para os problemas. Se o colega os aponta e pede uma solução (num briefing ou por escrito), logo é taxado de chato, complicado, reclamador e preguiçoso, ainda que tenha razão.

Líderes precisam resolver problemas com soluções adequadas, visando, sobretudo, a proteção do colega (e antes que seja tarde). O problema é encontrar líderes!

E vamos convivendo com os problemas na esperança que não tenham o potencial para destruir vidas. É como se morássemos perto de um vulcão "adormecido".

Então uma viatura trava a direção durante curvas e com alto giro do motor. Se não é novidade, porque o modelo ainda é usado?!

A tela do sistema de informação é instalada na frente do airbag do passageiro. Se ele for acionado, a tela pode ser arremessada contra a cabeça do policial. Ninguém percebeu antes?!

Oito anos após receber sua arma, o policial ganha a primeira cota de munição num copinho de água.

Daí o vulcão entra em erupção e o resultado é evidente. Mas isso é um ato da natureza.

No caso do homem, basta apontar o dedo para o policial vítima do problema (não solucionado) e dizer: "Ele fez um curso de formação! Sabia atirar e dirigir! Era experiente! Ninguém disse para ele fazer desse jeito! Era só me ligar!"

E finalmente: "Ele devia ter colocado no papel!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário