sábado, 12 de dezembro de 2020

Cheque de ambiente

 

Quantos cursos de tiro sugerem que o aluno olhe para trás após a série de tiros?

Certamente, você já participou de algum; girou a cabeça em direção aos ombros esquerdo e direito, e olhou para trás.

Mas olhar é diferente de VER, em especial se não há nada que chame a sua atenção. Então, no fim das contas, olhar para trás é uma parte imperfeita do exercício e mera estética de estande.

E não é raro perceber o atirador fazendo o "tático" e errando o básico. Isso pode ser mais uma falha de instrução do que um comportamento inadequado do colega. E isso vai continuar ocorrendo enquanto as coisas forem copiadas em vez de pensadas.

O mundo é tridimensional e o campo de tiro tem 360°. Olhar para trás, logo após o fim da série, força o atirador a ignorar o que pode estar próximo ou além do alvo, bem como suprimir a chance do perigo estar ao lado do policial.

Daí a dinâmica foca no alvo e naquilo que pode estar atrás do atirador, somente. E isso tem sido feito sempre após uma certa quantidade de tiros, como se o número de disparos fosse a chave para a checagem da retaguarda.

Só que essa decisão deve ser do policial, conforme sua percepção do alvo e a leitura do seu campo imediato de tiro, ou seja, aquilo que está no seu horizonte.

Então, a avaliação do ambiente 360° envolve o MOVIMENTO COMPLETO do atirador, no sentido de MUDANÇA DE POSIÇÃO, e não apenas um giro de cabeça.

Se olhar para trás tem aplicação limitada, é preciso executar essa tarefa num estande a toda hora? Penso que não, embora alguns amigos entendam que isso "quebre" a visão em túnel e sirva de lembrete sobre a chance de haver outros alvos.

Assim, o melhor momento para treinar a avaliação do ambiente é quando você está treinando sozinho. Isso permite que você se movimente, mude de posição pra VER tudo ao seu redor e considere barricadas próximas, sem colocar pessoas na linha de tiro.

Você também pode inserir alvos secundários em posições diferentes para ter algo pra procurar e prestar atenção. Dependendo da posição no estande, você ainda pode atirar neles e complementar seu treino.

Mas se você vai só girar a cabeça no treino, talvez seja mais proveitoso se concentrar na sua habilidade de tiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário