sábado, 12 de dezembro de 2020

Colete balístico no treino policial (parte 1)


Certamente você já participou de uma aula de tiro aonde instrutores, alunos e policiais usavam coletes balísticos.

Então, uma questão é evidente: isso é necessário?

Se o treino envolve o equipamento que o policial utiliza na atividade operacional, o colete é uma obrigação.

Significa que ele está desenvolvendo a habilidade de operar e interagir com o material, além de avaliar possíveis adaptações e ajustes. Isso é importante num treino com armas longas, aonde são aplicados exercícios de troca de carregador, panes, transição, posições incomuns, etc.

Mas se o treino não exige o colete balístico, porque a habilidade executada não está vinculada ao equipamento, seu uso é desnecessário. Por exemplo, quando o policial está desenvolvendo a habilidade de tiro ou aprendendo algo novo.

É claro que o colete pode ser incluído depois, quando a habilidade aprendida será conectada ao uso de todos os equipamentos.

Assim, o uso do colete depende do treino, do objetivo e da forma como a habilidade está sendo formada.

O uso do colete inadequado ou mal ajustado pode ter um efeito contrário na segurança na linha de tiro. Como muitos dos coletes não são feitos para o porte da arma na cintura, não é raro o policial ter dificuldade para sacar a arma, ver o coldre e coldrear.

Numa situação assim, o aluno acaba inserindo o dedo no gatilho, apontando a arma para o próprio corpo e realizando movimentos atabalhoados na ânsia de seguir o "timing" do exercício.

Outro aspecto da relação colete e coldre é que muitos policiais pensam que podem se comportar como se estivessem à paisana.

Eles querem usar o colete com o mesmo coldre que usam quando estão à paisana e o mesmo posicionamento do dia a dia. Assim, não é raro ver policiais com porte frontal ou traseiro e coldres internos usando coletes também.

O colete exige o porte ostensivo com coldre lateral externo (com alguma distância para baixo ou para o lado), permitindo a primeira empunhadura livre e rápida, especialmente se a arma curta for a única arma de fogo do policial.

Por isso é arriscado treinar com o colete como se estivesse de folga ou com o equipamento inadequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário