sábado, 12 de dezembro de 2020

Quem nunca errou?

Quem nunca cometeu uma falha durante o trabalho policial que levante a mão!

Algumas vezes fazemos aquilo que "prometemos" não fazer, ou ignoramos, intencionalmente, nossa intuição para seguir o caminho mais fácil e rápido.

Mas o grande vilão é quando o erro sem consequência se torna um hábito. O maior vilão, contudo, é o desastre esquecido. Até lembramos os nomes e a ocorrência, mas não a lição deixada.

Se missão dada é missão cumprida, lição deixada deveria ser lição aprendida.

Daí, esse hábito (rotina), e o mal que ele pode causar, desaparecem pouco a pouco.

Invisível aos próprios olhos, não conseguimos mais perceber esses erros. E um ditado afirma que "aquilo que não é visto não é lembrado".

E se não lembramos os nossos erros, dificilmente faremos algum esforço para corrigi-los.

Durante uma viagem, notei que o colega não usava o cinto de segurança. Contei o caso de um policial morto ao ser ejetado do carro e bater a cabeça, bem como o resultado da investigação. No final do relato, pedi ao meu passageiro que colocasse o cinto. Então ele olhou pra mim por um instante e ignorou o pedido.

Com a cegueira da rotina, nossos erros não são notados. Mas isso não significa que criminosos não estejam plenamente cientes deles.

E a oportunidade e a vontade fazem os ladrões e os assassinos de policiais.

Um comentário:

  1. Prezado professor,
    o que mata sem dúvida é a rotina. Na maioria das vezes "não dá nada" (graças a Deus) e vejo que, no geral, temos MUITA SORTE. Me lembro de ter pouco mais de 1 ano de PF e estava em uma escolta de preso com policiais mais antigos, o preso algemado para trás, mas as palmas das mãos estavam voltadas para dentro (o que é o OPOSTO ao que ensinam na academia, pois dessa forma o preso consegue facilmeente pegar algum objeto). Pois bem, chamei o colega para avisar e ele me olhou como se eu fosse um E.T. e o preso ficou do mesmo jeito.
    Polícia é um trabalho de equipe mas infelizmente tem horas que fica difícil, esse caso aí do cinto de segurança que você citou é clássico.
    Abraço e por favor continue o ótimo trabalho.
    KMVN

    ResponderExcluir