sábado, 12 de dezembro de 2020

My bag is full and down

Um amigo por quem também tenho admiração, @paulobedraninstrutor, escreveu um texto denominado "Fábrica de mestres".

Como concordo com ele e tenho a impressão que o tiro tem se tornado quase uma ciência intergalática, compartilho meu comentário (com alguns acréscimos).

Um certo filme de operações especiais no Brasil, apesar de excelente, deixou um efeito colateral: a ideia de que ou você é de operações especiais ou não é nada. Convencional foi o nome dado.

Não vejo problema na questão das OpEsp. Contudo, não podemos deixar de lado aqueles que estão no patrulhamento atendendo as ocorrências diárias ou nas investigações à paisana tentando solucionar crimes e encontrar suspeitos. É preciso um olhar na direção deles também, já que são os mais vitimados.

Mas ainda vivemos sob esse efeito, inclusive nas linhas de tiro, onde instrutores e colegas comparecem como se fossem pra guerra. Tudo é tático! O curioso que andam de calça jeans, tênis e camiseta nos dias normais.

E esse deve ser o "uniforme", pois é assim que se enfrenta o perigo na realidade nacional. Quando ministro certas aulas, meu uniforme é o tênis, a calça jeans e a camiseta. Assim falo a linguagem do meu colega.

Ao mesmo tempo vivemos a indústria do IAT, reinventando a roda, descobrindo a galinha dos ovos de ouro, "redescobrindo" novidades das décadas de 50, 60, 70, 80, 90.

Agora percebo a divisão entre o tradicional, o intermediário e o avançado com se fossem coisas apartadas. Só que no tiro, as decisões e as ocorrências continuam as mesmas.

Como tenho a concordância de outro grande amigo, @agrelli.boi, o policial precisa saber 6 coisas:

1) Atirar.
2) Sanar panes.
3) Recarregar.
4) Buscar proteção.
5) Aplicar um torniquete.
6) E o mais importante, DECIDIR a hora de fazer isso tudo.

E para o item 6, nós só precisamos duma boa e sincera conversa. Nada mirabolante...

Também acho que estou ficando velho, já que outro amigo só me chama de rabugento.

Parafrasendo um grande policial (@aguia.28), no seu divertido inglês: My bag is full and down!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário