quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Iluminação inconsistente

Baixa luminosidade, baixa visibilidade, tiro com lanterna e low light.

Os nomes variam, mas a essência é a mesma. O típico treino consiste em aguardar o anoitecer e alinhar os atiradores diante dos alvos. Daí eles sacam as armas e as lanternas e disparam nos alvos iluminados.

Isso serve pra experimentar técnicas diferentes, o que é necessário.

O que chama minha atenção é a ideia de que pro tiro (ou não) com lanterna, o ambiente precisa estar totalmente escuro. Isso pode ocorrer se você estiver dentro de casa (quando todos estão dormindo), numa rodovia ou área rural.

Mas áreas totalmente escuras (ausentes de luz) são difíceis de encontrar nas áreas urbanas. Mesmo as garagens subterrâneas apresentam algum nível de iluminação.

Agora pense comigo: o ladrão também precisa enxergar. E como ele não usa uma lanterna, é pouco provável que você seja atacado na escuridão (se acontecer, é preciso dizer que você estava no lugar errado. E fazendo o quê?).

Daí é correto afirmar que você e o agressor estarão em ambientes com iluminação inconsistente.

Portanto, treinos de tiro com lanterna devem considerar essa realidade e permitir o trabalho em ambientes mal iluminados. Acenda os faróis de alguns carros (em direções variadas) e mantenha algumas lâmpadas ligadas.

Permita que o aluno identifique alvos "atiráveis" e "não atiráveis", principalmente em treinos de defesa em casa. Ensine várias técnicas com lanternas, pois o policial precisa variar a empunhadura pra realizar buscas, identificar possíveis alvos e esconderijos, se movimentar no ambiente, contornar objetos, etc. Permita que ele dispare de um local bem iluminado em direção a um alvo em local com iluminação ruim.

Tenha como perspectiva uma cidade no período da noite e não uma caverna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário