quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Criminosos não se incomodam se você está armado

As imagens, retiradas de um vídeo de CFTV, ilustram mais uma audiência rotineira na justiça.

É preciso lembrar que policiais, mesmo em serviço, são impedidos de entrarem armados nesses locais. Certa vez, um colega indagou: "E existe outra razão pro policial ir até a justiça? O policial vai lá como turista!?"

Assim, a segurança cabe aos policiais e vigilantes encarregados da proteção orgânica do local.

Outro post disse que a imagem representa a sociedade dando as costas pro policial no momento de maior necessidade.

É difícil não ficar indignado ao ver o policial ser abandonado, tendo que lutar pela posse da arma e da vida sozinho.

Independente da análise dessa representatividade, que tende a não mudar, é preciso avaliar a ocorrência sob o aspecto da autodefesa e da sobrevivência policial.

Quanto à autodefesa, as pessoas fizeram o certo, ou seja, incapazes de lutar, fugiram. É o primeiro princípio no caso de um potencial assassino ativo (ou atirador ativo, termo ainda em uso).

Nossa sociedade não tem o hábito da luta, pois é doutrinada a nunca reagir. E se ela não sabe o que fazer e não tem o espírito de guerreiro (de bravura), a fuga é uma saída.

Pesa a questão da lealdade com o próximo, mas isso é outro caso.

Na esfera da sobrevivência policial, sabe-se que presos devem ser algemados com as mãos pra trás e que não se trabalha sozinho. E isso é BÁSICO.

Se o preso é algemado pra frente, o policial precisa ficar de frente pra tirar as algemas. Isso dá total esclarecimento visual pro preso, uma vez que ele pode ver tudo o que acontece (posição exata da arma e do policial).

Diante da chance dum confronto físico ou armado, policiais precisam de reforço imediato. Por isso não trabalham sozinhos.

No vídeo, o policial luta durante 44" até a chegada do socorro. Só que isso é uma eternidade! São 44" dependendo apenas da força física e da sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário