quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Vai usar assim?!


A imagem que ilustra este post foi baseada num anúncioe. Mas ela retrata ou reforça um comportamento inadequado.

O 1° é a ausência dum coldre. Nesse aspecto, já contamos com fabricantes que desenvolvem equipamentos de ótima qualidade (ou se inspiram em produtos internacionais). Por isso, o uso do coldre rígido deve ser um princípio adotado por todos os policiais, bem como em todas as imagens que ilustram armas de fogo.

O coldre protege a arma e a mantém no lugar, protege o policial, dentre outros aspectos (já tratados em posts e vídeos).

A imagem duma arma portada sem coldre pode induzir o policial a pensar (e agir) da mesma maneira, reforçando uma cultura ruim: a cultura do amadorismo e da improvisação nas coisas básicas.

O 2° aspecto é o posicionamento ruim. Na verdade, o policial pode TUDO (até enrolar a arma num pacote de pão e portar debaixo do braço - já vi isso!). Mas a pergunta mais importante é: ele DEVE?

Se ele acredita que pode tudo, vale lembrar que cada comportamento tem uma consequência que ele vai TER que suportar.

O que estou dizendo é que o policial pode portar a arma aonde quiser, mas o porte nas costas é uma droga! Digo isso por experiência.

O 3° elemento é a ausência do carregador e do cinto. Há um esforço, por parte de alguns professores, pra que os colegas levem um carregador reserva nas folgas. Assim, era de se esperar que toda imagem de arma de fogo fosse completa (carregador, cinto e coldre). O cinto prende a calça e ancora o coldre e o porta-carregador no uso encoberto.

Simulações devem estar alinhadas com a realidade. Isso evita aberrações como uma troca rápida por um carregador vazio. Ou o carregador tem munição de manejo (no treino a seco) ou munição real. Não se troca um carregador por outro vazio, pois isso não tem aplicação no mundo real.

Já vi instrutores comandarem simulações aonde o aluno faz a troca do carregador por outro imaginário. Se os carregadores acabaram, é o fim do exercício. Ponto final.

Então, cuidado com fotos e simulações em treinamentos. Trate tudo como se fosse real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário