domingo, 1 de março de 2020

Postura corporal agressiva

Seja à paisana ou uniformizado, com a arma no coldre ou nas mãos, reagindo ou se antecipando, o tiro rápido é a essência do tiro policial ou de combate.

Isso não significa que o atirador pode desprezar os fundamentos (base, 1a empunhadura, saque, 2a empunhadura, apresentação, visada, acionamento do gatilho e a recuperação da visada).

E um grande amigo acrescenta a POSTURA CORPORAL AGRESSIVA, apesar de parecer um contrassenso adotar uma postura assim no tiro visado.

A questão é que o objetivo do fundamento do tiro no treino policial é chegar ao tiro rápido com disparos aceitáveis.

Daí, a postura corporal deve ser a mesma nos dois modos de treino.

Se você conseguir um bom resultado no tiro visado, certamente vai estar mais preparado pra aplicar o fundamento no tiro rápido.

Muitos policiais adotam uma postura ereta (mais à vontade) no tiro visado e fazem o mesmo no tiro policial. E isso é mais visível no tiro com uma mão só.

Às vezes ocorre uma postura ereta no treino visado e uma ofensiva no tiro policial.

E essa variação na postura corporal pode limitar o avanço no tiro porque induz à ideia de que os fundamentos não precisam ser aplicados no tiro rápido.

E digo que mesmo o tiro instintivo (point shooting), do qual sou adepto, necessita da aplicação dos fundamentos.

Então, erroneamente, o atirador entende que tiro rápido policial é simplesmente "mandar bala", o que reflete também a falta de comprometimento em melhorar.

No início eu disse que o tiro rápido é a essência do tiro policial ou de combate. Portanto, o treino deve ser construído visando esse objetivo.

E você deve ser capaz de empregar os fundamentos usando a postura de combate em todos os tipos de treino, pois quando a necessidade surgir, é o que você terá que fazer.

Então quando você for ao estande, adote uma postura agressiva em qualquer tipo de treino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário