Mas o policial foi aprovado num concurso
difícil! Ele passou no curso de formação! Fez curso de tiro e sabe
atirar! O policial tem muitos anos de experiência! Ele é um especialista
em segurança! É versado em técnicas de defesa pessoal!
Quando
tudo vai bem, damos as costas para os problemas. Se o colega os aponta e
pede uma solução (num briefing ou por escrito), logo é taxado de chato,
complicado, reclamador e preguiçoso, ainda que tenha razão.
Líderes precisam resolver problemas com soluções adequadas, visando, sobretudo, a proteção do colega (e antes que seja tarde). O problema é encontrar líderes!
E
vamos convivendo com os problemas na esperança que não tenham o
potencial para destruir vidas. É como se morássemos perto de um vulcão
"adormecido".
Então uma viatura trava a direção durante curvas e com alto giro do motor. Se não é novidade, porque o modelo ainda é usado?!
A
tela do sistema de informação é instalada na frente do airbag do
passageiro. Se ele for acionado, a tela pode ser arremessada contra a
cabeça do policial. Ninguém percebeu antes?!
Oito anos após receber sua arma, o policial ganha a primeira cota de munição num copinho de água.
Daí o vulcão entra em erupção e o resultado é evidente. Mas isso é um ato da natureza.
No
caso do homem, basta apontar o dedo para o policial vítima do problema
(não solucionado) e dizer: "Ele fez um curso de formação! Sabia atirar e
dirigir! Era experiente! Ninguém disse para ele fazer desse jeito! Era
só me ligar!"
E finalmente: "Ele devia ter colocado no papel!"
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